SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
5ª temporada do Projeto Sinos

A transcrição de obras para apresentações musicais é uma tradição brasileira. Nos Concertos Sinos nº 5 da temporada 2021, o programa é formado justamente por criações de três conhecidos compositores brasileiros – Carlos Gomes, Francisco Braga e José Siqueira – transcritas para sopros e percussão por Everson Morais e Marcelo Jardim, com interpretação de integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRJ com regência do próprio Jardim.

A primeira peça do concerto é A Cayumba, uma dança de negros para piano de Carlos Gomes, mais conhecido como autor de óperas, mas que iniciou sua carreira em Campinas, como músico da banda em que seu pai, Manuel José Gomes, era o mestre.

A segunda obra apresentada é o tango Tymburibá, de Francisco Braga que, antes de se tornar professor do Instituto Nacional de Música, ele foi clarinetista da Banda do Asilo dos Meninos Desvalidos do Rio de Janeiro.

Fechando o programa, é apresentada a primeira gravação da valsa Sonhando, uma obra composta no Rio de Janeiro para a Orquestra Euterpe pelo maestro José Siqueira. Assim como Gomes e Braga, ele começou sua carreira como músico de uma banda, a do Cordão Encarnado, na cidade de Conceição do Piancó, no Estado da Paraíba.

O projeto já está disponível no site wwww.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube!

Cadastre-se e receba nossas novidades