SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
“Arte de Toda Gente” tem live amanhã no Youtube

A live “Acessibilifolia no Festival Arte de Toda Gente” acontece nesta sexta-feira, 17 de setembro, às 15h, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Seu objetivo é promover uma troca de experiências e de ideias entre pessoas com e sem deficiência que participam da folia em diversas partes do Brasil. Na pauta, a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em eventos como carnaval de rua, apresentações de grupos de maracatu, frevo, bandas de pife, boi de mamão e outros festejos populares. O encontro faz parte do programa Acessibilifolia do Projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música, e contará com interpretação em libras.

Com apresentação da Coordenadora das Ações de Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar, Patrícia Dorneles, e mediação do coorganizador do programa Acessibilifolia, André Ramos, a live terá a participação de Ana do Vale e Angela Gaeta (ambas do Ponto de Cultura Maracastelo); Daniel Gonçalves (diretor de cinema), Danielle França (projeto Frevo às Cegas), Esnande Quirino (Pifes da Inclusão), Giselle Paes Horácio e José Carlos Rodrigues (ambos do Encantados Contadores de Histórias); Rodrigo Moreira (Bloco Chinelo de Dedo) e Tarcísio Cisão (Amigos da Onça).

Sobre o Acessibilifolia

Lançado em fevereiro de 2021, o programa Acessibilifolia faz parte do projeto Um Novo Olhar, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, através da sua Escola de Música. Seu objetivo é fomentar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares que compõem o patrimônio cultural e imaterial do Brasil, como blocos de carnaval, grupos de frevo, boi, maracatu, entre outros. Para tanto, gera conteúdo e direciona ações que buscam tornar nosso festejos populares mais democráticos e inclusivos – não só para as pessoas com deficiência, mas para todos que compartilham esses espaços, promovendo assim a convivência e a diversidade.

Com o intuito de estabelecer canais para a troca de experiências entre as pessoas com e sem deficiência, assim como os organizadores das festas, gestores, artistas e a comunidade acadêmica, são produzidas lives, entrevistas, séries de vídeos, vodcasts, publicações e outros materiais.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

O festival Arte de Toda Gente

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Serviço:
Live Acessibilifolia no Festival Arte de Toda Gente
Quando: dia 17 de setembro de 2021, às 15h.
Onde: Transmissão ao vivo pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.
Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Cadastre-se e receba nossas novidades