SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Arte e Ciência no Centro Cultural Light

Até 11 de outubro, no Centro Cultural Light, a exposição “O Espetáculo das Coisas”.  Formada por trabalhos de 10 estudantes de diferentes cursos da Escola de Belas Artes/UFRJ, a mostra aproxima arte e ciência e discute as possíveis relações entre campos que cada vez mais se tocam pela reflexão e propostas inovadoras.

A iniciativa busca valorizar a experimentação e as múltiplas formas de expressão contemporâneas. Ao reunir áreas de conhecimento diverso, foi identificado o desenvolvimento de ações interdisciplinares e interprofissionais.

As “coisas”, faladas no título, são as propostas, descobertas histórias, buscas, poéticas encontradas e transformadas em acontecimento artístico que aqui toma forma pela criação.

O projeto é parte do projeto de extensão Curto Circuito: Arte, Ciência e Inovação da EBA em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ. O projeto é uma plataforma de ações dedicadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão. É resultante de propostas que a EBA vem desenvolvendo com o Parque Tecnológico para fortalecer a inovação por meio do encontro entre arte, ciência e tecnologia.

Pesquisadores e artistas, juntos, trabalharam para compreender os campos de desenvolvimento e estudo um do outro.  Dessa forma, desenvolveram cumplicidade para criar propostas artísticas que falassem do ambiente em que estavam imersos, mantendo o distanciamento necessário para que a criação fosse soberana em relação a questões que poderiam se tornar superficiais. A questão que orientou esse trabalho foi: Onde está a arte nos laboratórios de pesquisa do IOC?

Serviço:
Exposição: “O Espetáculo das Coisas”
Local: Grande Galeria – Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro – Rio de Janeiro
Abertura: 17 de setembro de 2019
Visitação: De 17 de setembro a 11 de outubro de 2019
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 19h (exceto feriados) 

Curadoria: Dalila Santos

Cadastre-se e receba nossas novidades