SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Comédia “Abçurto” estreia na Sede das Cias

No próximo dia 24, a comédia “Abçurto” estreia com elenco feminino que expande a cena do humor carioca. O espetáculo, que se conecta ao universo ascendente dos podcasts como “Mano a mano”, “Flow” e a “A Mulher da Casa Abandonada”, terá agenda às quartas e quintas de agosto na Sede das Cias, no Rio de Janeiro. Seguindo o sucesso de “Corta!”, em 2018, no Teatro Clara Nunes (RJ), o dramaturgo e diretor carioca Vinicius Soares volta aos palcos com sua nova comédia, agora concebida com o trio Nina Fachinello, Natalia Régia e Jéssica Freitas, que também compõem o elenco. Inspirado nas radionovelas do passado e nos podcasts investigativos da atualidade, a peça escrachada tem nuances de absurdo e críticas à espetacularização da violência.

Em cena, Cátia Lene de Cláudia é uma apresentadora famosa em seu ramo e apresenta o podcast “Abçurto”, que investiga assassinatos sem solução. Para resolver o caso do assassinato do cantor famoso Tony Freire, Cláudia conta com a ajuda da atriz Xoxana Gomide e do porteiro Dione Ualquer. Abçurto é uma comédia que fará o público refletir sobre como os meios de comunicação se tornaram grandes tribunais julgadores, afirma o dramaturgo Vinicius Soares. Uma mistura de “tô rindo mas de nervoso” com “apertem os cintos que o piloto sumiu”, complementa Vinicius.

Crítica, humor e experimentação são elementos que desenham o repertório do dramaturgo que vem se consolidando desde “Las Ratas”, tragedia sonora encenada em 2019 em Buenos Aires com a Compañia Canción Nocturna del Caminante. Assinando também a Direção, em “Abçurto” Vinicius lança luz sobre fenômenos midiáticos para pensar seu impacto e desdobramentos na vida comum, utilizando linguagens que passam pelo rádio, pelo humor das redes sociais e dos memes, até o noticiário criminal.

Um espaço tão fora da realidade que poderia facilmente ser real. AbÇurto é uma comédia que põe na mesa o ridículo porém provável da nossa sociedade. Destaca Nina Fachinello, que também assina o texto e compõe um elenco majoritariamente feminino e afiado. A comédia tem curta temporada e preços populares.

Texto: Vinícius Soares e Nina Fachinello
Direção: Vinícius Soares
Arte e Cenografia: Isabella Flach
Figurino: Maria Patricia Borges
Iluminação: Natally do Ó
Produção: Gustavo Fonseca
Assessoria de Comunicação: Thiago Ramires
Arte gráfica: Lorena Véras Brizzi

Serviço
Comédia “Abçurto”
Curta temporada: Dias 24, 25 e 31 de agosto e 01 de setembro.
Local: Sede das Cias (Na Escadaria Selarón – R. Manuel Carneiro, 12 – Santa Teresa, Rio de Janeiro).
Dias e horários: quartas e quintas, às 20h.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia): https://www.sympla.com.br/produtor/abcurto

Cadastre-se e receba nossas novidades