
O Teatro Dulcina (Centro – RJ) recebe dois concertos gratuitos em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, tendo como foco duas linguagens artísticas que também fizeram parte do evento em 1922: a literatura e a música. Produzido pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o evento integra o programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e será transmitido pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.
O primeiro concerto, dia 18 de fevereiro, às 19h, tem por tema “A poesia modernista na canção de câmara brasileira”. Na apresentação, o barítono Inacio de Nonno e a pianista Caroline Barcellos abordarão um amplo repertório produzido por compositores de diferentes gerações, que traduziram em música poesias de autores como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Já no dia 19 de fevereiro, também às 19 horas, oé a vez de um repertório instrumental com o tema “O Modernismo antes e depois da Semana de 22”, que procura mostrar que a tendência já se fazia presente nas artes brasileiras antes do evento em São Paulo. O programa é centrado na obra de Villa-Lobos, único compositor convidado em 1922 e que ocupou boa parte da programação. O “antes da Semana” é representado por três números da “Prole do Bebê No.1”, uma suíte de peças para piano composta em 1918, e pelas “Três Danças Africanas”, compostas originalmente para piano entre 1914 e 1915, mas transcritas para octeto, versão que estreou em 1920, no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro. A interpretação é do pianista Cristiano Vogas, que é seguido por Sofia Ceccato (flauta) e Márcio Costa (clarineta), apresentando “Choros Nº 2”, homenagem de Villa ao escritor Mário de Andrade.
Em 1929, Luciano Gallet comporia a “Suíte Popular”, para um grupo de 12 instrumentistas, na qual cita temas de obras populares de sucesso daquela época, inclusive de Ernesto Nazareth, formatados em cinco movimentos que representam as formas de dança da música de salão do Rio de Janeiro da década de 1920. A interpretação é de Carolina Chaves (flautim), Sofia Ceccato (flauta), Márcio Costa (clarineta), Pedro Bittencourt (saxofone), Ezequiel Freire (trompete), Everson Moraes (trombone), Cristiano Vogas (piano), Tomaz Soares (violino), Luísa de Castro (violino), Clara Santos (violino e viola), Daniel Silva (violoncelo) e Rodrigo Favaro (contrabaixo), com regência, novamente, de Thiago Santos.
A comemoração continua ao longo do ano. No dia 23 de fevereiro, às 19h, o Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí (SP), apresenta A Banda do Villa, projeto coordenado pelo maestro Marcelo Jardim. O programa é o resultado da pesquisa de doutorado em que o regente encontrou uma coleção de partituras de autoria de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que serão arranjadas e editadas para a utilização de bandas e corais. A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Conservatório de Tatuí e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebram a parceria em um encontro com Jardim, que também é o coordenador do programa Arte de Toda Gente.
A programação, aberta e gratuita, conta com a participação dos vencedores dos concursos de piano e violão do Conservatório de Tatuí, edição 2021, pela série Revisitando o Modernismo. Também está na agenda da noite a apresentação de partituras, executada pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, e de um documentário. A agenda traz ainda os “24 caprichos para violino desacompanhado”, compostos pelo regente Arthur Barbosa, inspirado por temas e elementos latinoamericanos que são executados pelo violinista Emmanuele Baldini.
O evento 100 Anos da Semana de Arte Moderna é fruto de ações dos três projetos que integram o Arte de Toda Gente (ATG), programa da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos).
Sobre o Arte de Toda Gente (https://artedetodagente.com.br). O programa Arte de Toda Gente foi criado por meio de uma parceria entre a Fundação Nacional da Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com a curadoria de sua Escola de Música. Ele é composto pelos projetos Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br), Um Novo Olhar (www.umnovoolhar.art.br) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e envolve artistas e educadores, compartilhando cultura e conhecimento.
A programação é gratuita! Chegou ao Rio, quer curtir uma opção cultural bacana? Se programa para assistir aos espetáculos.
Serviço – Concertos em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922
Onde: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2240 4879 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)
Quando: Dias 18 e 19 de fevereiro de 2022, às 19h
Ingressos: Entrada gratuita, sujeita à lotação do teatro
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br
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