SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
De Portugal para o Mundo -CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (RJ) apresenta ao público até 01/03, um recorte da produção cinematográfica portuguesa contemporânea. Composta por 28 filmes, a mostra “De Portugal para o Mundo” inclui títulos como O estranho caso de Angélica (Manoel de Oliveira, 2010), Tabu (Miguel Gomes, 2012) e A Portuguesa (Rita Azevedo Gomes, 2019). Será exibido, em caráter de pré-estreia no Brasil, o premiado Vitalina Varela (Pedro Costa, 2019). Além das sessões presenciais, a programação conta com debates e sessões de bate-papo, que serão realizados em formato online.

A mostra propõe discussões em torno do cinema português, como a visão das ex-colônias pelos filmes ou a herança do período de Salazar. “A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz Pedro Ferreira. O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.

O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 1/3, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br

Cadastre-se e receba nossas novidades