SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Festival Serra Serata em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Casa D´Itália Anita Garibaldi, estará realizando, de 24 de setembro a 03 de outubro, o festival gastronômico Serra Serata – Tutti a Tavola, que valoriza a tradição da cultura italiana em Petrópolis e fomenta o segmento gastronômico local na retomada da economia e da atividade turística em Petrópolis.

Quarenta estabelecimentos da cidade já confirmaram participação no festival. Adaptado aos tempos atuais, haverá opção de atendimento presencial, take away e também delivery. O lançamento do festival será nesta terça-feira (21/9), no Restaurante Locanda Centro Histórico, e contará com a presença do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e do Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, entre outras autoridades.

“Será mais um evento importante, tradicional no nosso calendário turístico, que visa, acima de tudo, homenagear as famílias de descendência italiana em Petrópolis. Este ano faremos isso através da gastronomia, que é uma das principais tradições e orgulho desta cultura”, frisa o prefeito Hingo Hammes.

Para o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, o Serra Serata – Tutti a Tavola vai mais uma vez fomentar a economia local, movimentando os restaurantes e estabelecimentos participantes nestes dez dias de evento e abrindo a temporada de eventos da primavera na cidade. “É mais uma ação voltada não somente para os turistas, mas também para o próprio morador da cidade, que terá opções gastronômicas diversas a preços diferenciados durante este período”, completa.

A presidente da Casa D´Itália Anita Garibaldi, Graça Vescovini, destaca que o festival terá como proposta aproximar a cidade da cultura italiana, através da gastronomia, e fomentar oportunidades para aqueles que trabalham com as nossas ricas e tradicionais receitas. “Temos muitos descendentes italianos no nosso município e o festival celebra também a presença dos imigrantes por aqui”, frisa ela.

O festival terá cinco categorias específicas: restaurantes especializados (que servem apenas a culinária italiana), pizzarias (que tenham a pizza como carro-chefe em seus cardápios), outros restaurantes (casas que oferecem gastronomia diversificada e incluem também a italiana), só delivery (que servem os pratos da culinária italiana apenas nesse formato) e produtos gastronômicos (para a inclusão de produtores de caponatas, antepastos, pães, massas, biscoitos e doces italianos, entre outros).

A curadoria do evento será de Cristina Pelegrini e Walmir Ferreira, comerciantes diretamente ligados à gastronomia italiana em Petrópolis. Na adesão ao festival, o representante do estabelecimento se compromete a assinar um termo de responsabilidade garantindo que o atendimento presencial será realizado com a atenção devida a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde. assim como as medidas de segurança alimentar previstas nas normativas da vigilância sanitária.

Para acompanhar os detalhes do festival, como lista completa dos participantes, pratos oferecidos, fotos e valores, basta acessar o site www.petropolis.rj.gov.br/serra-serata.

Passagens para Petrópolis pela viação Única Fácil (www.unica-facil.com.br), embarque em diversos horários pela Rodoviária do Rio!

Cadastre-se e receba nossas novidades