SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Maratona de Contos no Rio

Sim, eles vivem do conto. São atores, escritores, músicos, educadores que fazem das histórias profissão. Se aglomeram em teatros, escolas, hospitais e bibliotecas, levando imaginação, divertimento, cultura popular e incentivo à leitura para quem queira ouvi-los em todos os espaços possíveis. Com temas que envolvem humor, medo, folclore e mitos, o projeto terá quatro minimaratonas gratuitas de contos, com duas horas de duração cada. A primeira apresentação será no Teatro Sesc Barra Mansa, no dia 30 de abril, às 11h. Em seguida, o Reconto ocupa os teatros Sesc em Copacabana, no dia 25 de maio, na Tijuca, no dia 11 de junho, e em São João de Meriti, no dia 23 de julho. Entre os artistas contadores de histórias convidados estão o Grupo Cantos do Rio, Bárbara Catarina, Silvia Castro, Lucia Morais, Tâmara Bezerra, Roberto de Freitas, Augusto Pessôa e Luciano Pontes, além da participação do músico Tibor Fittel.

O evento é híbrido, com parte dos artistas participando pela internet e os demais presencialmente. O público estará presente na atividade possibilitando o contato direto com os artistas, mas também conhecendo os de terras distantes”, conta José Mauro Brant, idealizador do evento.

O projeto “Reconto – Cada qual no seu recanto” foi criado durante o período mais difícil da pandemia que paralisou o setor cultural. Os contadores de histórias buscaram se reinventar e encontraram na internet o seu refúgio. Em formato 100% online e ao vivo, o projeto já contou com participação de artistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, como diz o título, “cada qual no seu recanto”, mostrando a diversidade de linguagens narrativas e seus diferentes sotaques, estimulando no público o desejo de ler os textos contados.

A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase 30 anos dedicados ao ofício de narrar histórias, e divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura, que hoje tem seu recanto em Alhandra – PT. “O grande desafio é mostrar ao público que os eventos presenciais ganharam uma nova dimensão com a pandemia, que é a possibilidade de interação permitida pela internet e que antes estava restrita às vídeo conferências. A arte de narrar agora tem como aliada o mundo virtual. E podemos fazer ações inovadoras”, afirma a produtora.

Confira a programação gratuita!

Barra Mansa | Teatro Sesc | 30 de abril | 11h (se programe, vá de ônibus e adquira suas passagens no site www.rodoviariadorio.com.br)

Apresentadores: José Mauro Brant (presencial) e Benita Prieto (no telão de Portugal).

Tema: Humor.

Artistas: Cantos do Rio – Jujuba e Ana Nogueira (presencial), Bárbara Catarina (no telão diretamente do Rio Grande do Sul).

Endereço: Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa

Telefone: (24) 3324-2630

Copacabana | Teatro Sesc – Mezanino | 25 de maio | 18h

Apresentadores: José Mauro Brant (presencial) e Benita Prieto (no telão de Portugal).

Tema: Medo.

Artistas: Silvia Castro (presencial) e Roberto de Freitas (no telão diretamente de Minas Gerais).

Participação: músico Tibor Fittel.

Endereço: R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2548-1088

Tijuca | Teatro Sesc 1 | 11 de junho | 15h

Apresentadores: José Mauro Brant (presencial) e Benita Prieto (no telão de Portugal).

Tema: Folclore.

Artistas: Augusto Pessôa (presencial) e Luciano Pontes (no telão diretamente de Pernambuco)

Participação: músico Tibor Fittel.

Endereço: R. Barão de Mesquita, 539 – Andaraí, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3238-2164

São João de Meriti | Teatro Sesc | 23 de julho | 16h

Apresentadores: José Mauro Brant (presencial) e Benita Prieto (no telão de Portugal).

Tema: Mitos

Artistas: Lucia Morais (presencial) e Tâmara Bezerra (no telão diretamente do Ceará).

Participação: músico Tibor Fittel.

Endereço: Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti

Telefone: (21) 4020-2101

Cadastre-se e receba nossas novidades