SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
O Samba do Rio em exposição no MAR

O Museu de Arte do Rio inaugura a sua nova mostra “O Rio do samba: resistência e reinvenção“. A exposição vai ocupar o museu por um ano. Para explorar os aspectos sociais, culturais e políticos do mais brasileiro dos ritmos, os curadores Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos reuniram cerca de 800 itens.

A história do samba carioca desde o século XIX até os dias de hoje será contada através de obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Guignard, Ivan Morais, Pierre Verger e Abdias do Nascimento; fotografias de Marcel Gautherot, Walter Firmo, Evandro Teixeira, Bruno Veiga e Wilton Montenegro; gravuras de Debret e Lasar Segall; parangolés de Helio Oiticica, e uma instalação de Carlos Vergara desenvolvida com restos de fantasias. O prato de porcelana tocado por João da Baiana e joias originais de Carmem Miranda são algumas das raridades em exibição.a por uma espécie de árvore do samba. Um filme inédito do cineasta Lula Buarque também será exibido especialmente na mostra.

O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5, Centro. CEP 20081-240 – Rio de Janeiro/RJ. Mais informações pelo tel. (21) 3031 2741 ou www.museudeartedorio.org.br. 

Cadastre-se e receba nossas novidades