SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Passeios ao ar livre no Rio

O Rio de Janeiro é uma cidade repleta de atrativos, como as áreas verdes, praias e parques.
Neste momento de pandemia, as melhores alternativas para os turistas são os passeios por estes locais.

A Pista Cláudio Coutinho (Urca), por exemplo, está aberta de segunda a sexta das 06h às 18h. O lugar, integra a área de preservação ambiental Monumento Natural (MoNa) dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e brinda os visitantes com um lindo visual do mar, da floresta e da montanha.
São 1.250 metros de extensão para fazer caminhadas, corridas, fotografias, passear e curtir a natureza. Por ser fácil, arborizado e seguro, é frequentado por pessoas de todas as idades, inclusive com carrinhos de bebês e cadeirantes. Mas, atenção! Não é permitida a entrada de animais domésticos, bicicletas, skate ou veículos automotores (https://www.monapaodeacucar.com/).

Já o Parque Dois Irmãos, que possui entrada pelo Alto Leblon, foi criado em 1992 em uma área de preservação ambiental de 40 hectares. Possui cinco mirantes, belos jardins, lago, trilhas, além de brinquedos, quadras poliesportivas, banheiros, esculturas, estacionamento, área de piqueniques e para oferendas. E o melhor: é um lugar seguro com efetivo da Guarda Municipal. No local, o visitante encontra micos-estrela, esquilos e diversas espécies de pássaros e borboletas, além de orquídea-das-pedreiras, antúrio-das-pedras, velózia-branca e bromélias, embaúba prateada, ipê-amarelo, goiabeira e palmiteiro. Destaque ainda para esculturas em aço desenhadas por Oscar Niemeyer, além de um monumento com o nome das vítimas do avião da Air France que caiu no mar em 2009. Lá também o turista encontra uma trilha de 1,5km de extensão que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos.

Em breve, o Rio ganhará mais uma outra importante área de lazer e entretenimento, o BioParque do Rio, na área do antigo Jardim Zoológico em São Cristóvão. O parque será inaugurado no dia 19 de março com um novo conceito deixando de ter um caráter expositivo para se tornar um Centro de Conservação da Biodiversidade, com importantes programas de educação e pesquisa para a conservação de espécies. Tudo isto será feito em parceria com instituições de pesquisa e universidades brasileiras e internacionais. Os sócios poderão conhecer o local a partir de 19 de março, antes do restante do público. O passaporte anual tem custo de R$ 80, podendo o titular incluir até sete dependentes a um valor adicional de R$ 60 por cada e parcelar em até 12 vezes. A adesão é feita em https://bioparquedorio.com.br.

Cadastre-se e receba nossas novidades