SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Maternidade em pauta no Youtube

De 12 a 15 de fevereiro, na plataforma YouTube da Ocupação Várias, ocorrerão apresentações gratuitas da peça “PARTO”, sobre os conflitos do que é ser mulher num país onde a maternidade é obrigatória. O espetáculo fala de uma relação universal que é a da maternidade, com as nossas condições mais íntimas de existir e frequentar e compreender este mundo. Serão 8 (oito) apresentações virtuais, por quatro dias, a partir do dia 12 de fevereiro. No dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, haverá uma ação on-line com apresentação de um vídeo inédito e a gravação da experiência virtual PARTO com testemunhos sonoros e visuais. Durante o mês de março, uma artista plástica convidada ocupará o Instagram do projeto com uma exposição virtual.

O projeto, que conta com a direção de Natasha Corbelino e traz à cena Dani Câmara, Karla Muniz, Laura Nielsen, Paula Furtado e Sara Hana, faz parte de um estudo que se iniciou no Núcleo de Dramaturgia da FIRJAN SESI, com texto de Isadora Krummenauer, em 2018. No início de 2020, a equipe se firmou, explorou e estudou parte da arte novos caminhos ao realizar duas leituras performativas. A primeira no Grupo Código, em Japeri, no dia 08 de março de 2020 e a segunda na Casa do Humaitá, na mesma época. Fariam a terceira no evento Escrita por Mulheres do CCJF em 13 de Março, contudo, a instalação de medidas de segurança por conta do COVID-19 deu início a quarentena, cancelando o evento.

Mesmo com a impossibilidade de estrear no teatro em 2020, seguiram com as investigações artísticas e adaptaram trechos do texto para uma performance online “Parto, Testemunhos Sonoros e Visuais” dando continuidade à pesquisa e mantendo o projeto vivo. Com esta performance online, foram selecionadas pela curadoria do projeto internacional ARTISTS4PEACE: https://www.artists4peace.org/theater/parto. “No encontro do texto com o real que se impõe pela pandemia e pelo Brasil racista que nos constitui, a performance não aborta a missão de existir em produção coletiva de saúde. Experimentamos com total liberdade de linguagem para descobrir o que pode um corpo de mulher quarentenada em zoom com outras mulheres em gestação de algo para que não tem nem nome. Parto.” diz Natasha.

A temporada inédita da peça PARTO estreia em formato virtual no YouTube da Ocupação Ovárias.
PARTO foi contemplado com o edital #RETOMADACULTURALRJ do Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO:

PARTO

APRESENTAÇÕES
12 a 15 de fevereiro de 2021
Horário: 17h e 19h
Plataforma: Youtube da Ocupação Ovárias
Duração: 1h
Classificação Etária: 14 anos
Ingressos: Entrada Franca

EXIBIÇÃO DE VÍDEO e VÍDEO PERFORMANCE:
Data: 8 de março de 2021
Horário: 17h
Plataforma: Youtube da Ocupação Ovárias
Duração: 1h
Classificação Etária: 14 anos
Ingressos: Entrada Franca

EXPOSIÇÃO VIRTUAL, OCUPAÇÃO DO INSTAGRAM:
Data: De 01 a 31 de março de 2021
Horário: 14h às 16h
Plataforma: Instagram @par.to_

Cadastre-se e receba nossas novidades