SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
“Amigos da Praça” na Internet

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam o projeto “AMIGOS NA PRAÇA ENTRA NA ERA VIRTUAL.

“Era uma vez uma pracinha que era cercada de crianças e atividades por todos os lados. E aí veio a pandemia e ela ficou sem vida. Foi ficando triste, triste, até que decidiu mudar de vida. E levou sua alegria para a internet.” Essa poderia ser a história do projeto Amigos na Praça, que começou em 2004 com o nome de Sebinho nas Canelas, na Praça Pio XI.

De lá para cá, o evento se transformou em um projeto de ocupação de praças públicas, com arte e contação de histórias, sem perder o foco na troca-troca de livros infantis. Depois de circular por praças e arenas culturais do Rio de Janeiro, o projeto se adaptou aos novos tempos passou a acontecer virtualmente.

O objetivo é criar um canal direcionado a pais e mães, com programação cultural para entreter as crianças, especialmente nestas férias da pandemia. “Sem dúvida, as crianças foram as mais prejudicadas durante a quarentena, pois perderam seu espaço de sociabilização. A proposta é levar a pracinha para o ambiente virtual, com atividades recreativas e brincadeiras, além de retomar a troca de livros”, explica a jornalista Chris Martins, idealizadora do projeto.

Ao todo serão três programas, com 15 minutos de duração cada, divididos entre Sebinho, Oficina de arte com o Gato Mia e Contação de história, que será apresentada pelo próprio autor. A atualização será semanal, às sextas, às 16h, no canal Amigos na Praça no YouTube. Nesta sexta (29/01) o canal apresenta a história do livro “Um Pirata muito só”, de Denise Crispun, contada pela dupla Beto Brown e Elisa Crispun, irmão e filha da autora, que não pode estar presente.

Já o Sebinho abre espaço para crianças, de 3 a 10 anos, fazerem o troca-troca. Para participar, basta gravar um vídeo com o nome e idade, mostrando e comentando o livro que deseja trocar. O vídeo – enviado pelos pais, pelas redes sociais do Amigos na Praça (Instagram e Facebook) ou por e-mail amigosnapraca20@gmail.com, e será incluído na playlist Sebinho do Canal, no Youtube e a partir daí, vai começar a negociação. Quem se interessar por algum livro da playlist deixa um comentário no post dizendo “eu quero”, que a equipe do Amigos na Praça fará a mediação da troca e a entrega.

O último programa para fechar o projeto ocorre nesta sexta (29/01) com uma vibe carnavalesca exibindo uma oficina de máscara de carnaval e apresentação da história “A Coitadinha”, com a escritora Angélica Lopes, que tem vários livros publicados, além de ser roteirista de programas como “A Escolinha do Professor Raimundo”.

O começo de tudo

O projeto Amigos na Praça tem lugar no coração dos moradores do Jardim Botânico e de cariocas em geral. Quando ainda não se falava de influenciadores digitais, o site Amigas da Pracinha ocupou lugar de destaque na internet, com dicas de serviços e programação infantil para pais e mães, criado pelas jornalistas Angela Tostes, Christina Martins e Denise Moraes. Animadas com o universo infantil, Angela e Christina idealizaram o Sebinho nas Canelas com troca de livros infantis e atividades recreativas, que ocupou a Praça Pio XI bimestralmente, por dez anos. As manhãs de sábado passaram a ser o dia das famílias se reunirem para ouvir histórias e participar de oficinas lúdicas e sustentáveis, como horta caseira, brinquedo de sucata, massinha, costura, música, além de contação de histórias.

SERVIÇO: AMIGOS NA PRAÇA VIRTUAL

Local: Canal do Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCgF4gGtcMVYS9yiiyig30uQ
Exibição: 29/01 – a partir das 16h
As demais apresentações também podem ser acessadas no canal.

Cadastre-se e receba nossas novidades