SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Região Portuária em exposição no MAR

A exposição “O Rio dos Navegantes” está aberta público no MAR (Praça Mauá) até abril. A mostra retrata o Rio Antigo desde o século XVI. São mais de 550 peças históricas do Rio de Janeiro como pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas.

Além de todo documental, áudios com vozes, conversas e sons ambientes da Região Portuária foram reunidos pelo artista carioca Floriano Romano no trabalho “Fui”. Tudo para proporcionar ao público a dimensão da diversidade naquela região. “O Rio dos Navegantes” também dá voz a personagens famosos e anônimos da região, como Arthur Bispo do Rosário, João Cândido, as polacas Berta, Esther e Rachel, o Dragão do Mar, além dos comerciantes árabes do Saara.

A relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso do espaço público, conflitos geográficos, linguísticos, culturais também estão presentes na exposição a partir de documentos e imagens raras. Algumas das imagens mostram indígenas escravizados construindo os Arcos da Lapa, os problemas das enchentes do Rio desde esta época e a praia democrática, evidenciando tensões sociais no espaço público (praias do Subúrbio, como as do Caju, Ramos, Sepetiba e Ilha do Governador). Vale a visitação! Chegou ao Rio? Então vá conferir essa atração pertinho da Rodoviária do Rio (use o VLT Carioca).

Serviço:

Quando? Terça a domingo, das 10h às 17h | até março de 2020
Onde? MAR | Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto? Gratuito às terças-feiras http://museudeartedorio.org.br/

Cadastre-se e receba nossas novidades