SITE OFICIAL

Guia do Rio

Card image cap
Volta ao Mundo em 80 dias” estreia no CCBB RJ

De abril a junho de 2022, o CCBB RJ abre suas portas para a trilogia Viagens Extraordinárias da premiada Cia. Solas de Vento, Encenado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o programa é composto por três espetáculos: “A Volta ao Mundo em 80 Dias“, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, livre adaptação do grupo das histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905). A estreia será com “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, dirigido por Carla Candiotto, em temporada no Teatro II do CCBB Rio de 02 abril a 01 de maio, sábados e domingos, às 16h, com ingressos à venda na bilheteria do CCBB Rio ou antecipadamente pelo site eventim.com.br.

Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheias de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

O enredo de “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é composto por alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. Os dois atores manipulam peças de ferro, rodas e sucatas para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A partir dessas peças aparecem barcos, trens, montanhas, carroça e até um elefante.

A encenação conta também com o uso de 3 câmeras de vídeo manipuladas ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas criadas com as sucatas, personagens e ilustrações dos lugares visitados. Uma das câmeras, pendurada no teto, permite revelar a movimentação dos atores deitados no chão para criar imagens inusitadas e trazer uma dimensão fantástica aos episódios da história.

A peça conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia e Passepartout, seu fiel criado francês. Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias. Assim, é dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix.

Lançado em 2011, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o primeiro espetáculo infantil da companhia, foi sucesso de crítica e resultou no prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte 2011 de “Melhor Ator” (Bruno Rudolf) e “Melhor Direção” (Carla Candiotto) e no prêmio FEMSA 2011 de Teatro Infantil na categoria de Melhor Ator, além das indicações de Melhor Produção e Melhor Cenografia.

Ficha Técnica

“A Volta ao Mundo em 80 Dias”

Criação: Carla Candiotto e Solas de Vento

Texto e direção: Carla Candiotto

Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues

Direção de arte: Lu Bueno

Serviço

De 02 abril a 01 de maio.

Sábados e domingos, às 16h.

Indicado para maiores de 5 anos.

Duração: 70 min

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)

Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site eventim.com.br

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Informações/tel.: 21 3808-2020

Cadastre-se e receba nossas novidades