A Concessionária Novo Rio, que administra a principal rodoviária do Rio de Janeiro, sob regime de concessão estadual, entrega à população e aos turistas, esta semana, mais uma fase de investimentos no terminal. Foram R$ 6 milhões na reforma completa das fachadas, revitalização total do estacionamento, sistema de acesso automatizado para o embarque e um novo mix de produtos e serviços na área comercial. Grande novidade também para a nova identidade visual consolidando a rodoviária como patrimônio da cidade maravilhosa e equipamento fundamental para o Porto Maravilha.
A nova marca – Elaborada pelo Studio Átilla, a nova marca tem como base as setas que simbolizam as conexões e destinos oferecidos pela rodoviária, novas cores refletindo a natureza carioca e o relevo do Pão de Açúcar, um dos grandes ícones da cidade maravilhosa. “A nova marca Rodoviária do Rio pretende consolidar o terminal como patrimônio do Rio como equipamento fundamental de integração do Porto Maravilha. Afinal, há décadas exercemos um papel fundamental na mobilidade da população e dos turistas, com um movimento médio mensal de 1 milhão de passageiros. Nossa ligação é muito forte com a população e com a cidade”, explica Roberto Faria, diretor-presidente da Concessionária Novo Rio.
As melhorias – Após sua maior reforma, entregue ao Governo do Estado do RJ em 2009, e todo o aparato na estrutura de informação turística durante grandes eventos como a COPA e a Rio 2016, o terminal ganhou, agora, fachadas modernas (projetadas pelo escritório de Fernanda Salles), elevador no edifício garagem para maior mobilidade dos usuários, um novo sistema automatizado de acesso às plataformas e nova área comercial. As obras para modernização das fachadas do terminal e do estacionamento tiveram início em agosto de 2018 com a montagem dos andaimes para colocação de telas e tapumes. Foi retirada toda a estrutura metálica e de policarbonato existente para dar lugar à nova pintura e a montagem da moderna estrutura metálica com tela em alumínio e vidro que, agora, também estampa a nova logomarca.
Revitalização Comercial – Mais do que embarque e desembarque! Essa é a proposta da área comercial do terminal que também possibilitou um mix amplo e atrativo capaz de atender os passageiros e turistas. São 77 lojas e quiosques, entre vestuário, livraria, bomboniere, farmácia, perfumaria, telefonia e artigos de viagem, distribuídos em corredores climatizados, além de uma variedade de serviços e duas confortáveis praças de alimentação com 14 opções como Spoleto, Giraffas, Mega Mate, Bob’s, Via Rio etc. Entre as novidades estão a Coisas Mil com 150 m2, a Ehven Pedras e mais uma nova Farmácia no desembarque. A Movida também iniciou as operações oferecendo aluguel de automóveis. Tudo para que os usuários possam aproveitar mais e melhor o tempo que permanecem no terminal.
Satisfação dos Usuários – A Rodoviária do Rio recebeu mais de R$ 80 milhões em melhorias e, de acordo com o resultado da última pesquisa encomendada pela Concessionária (Insider – Nov/2018) 93% dos usuários aprovaram as melhorias e destacaram a importância da rodoviária em seus deslocamentos, com destaque para a integração com o VLT. 83% estão satisfeitos com as novas instalações.