No dia 4 de maio, às 19h, no Teatro Dulcina, no Rio, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos apresenta o gaitista José Staneck e a pianista Ingrid Barancoski, interpretando obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Guerra-Peixe, entre outros. A récita é parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente e tem ingressos gratuitos. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Programa
Fantasia sobre o concerto para harmônica e orquestra – Villa-Lobos
Bolero – Tom Jobim (música dedicada ao edú da gaita – inédita)
Poema xv – Marlos Nobre
Sobre rosas – Alexandre Schubert
Quatro coisas – Guerra-Peixe
Canção e dança – Radamés Gnattali
Tocatina – Marcos Lucas
Toledo – James Mood
José Staneck – Músico, concertista, mestre em música, produtor e editorador, José Staneck faz de sua harmônica um instrumento de transformação.
Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Olivier Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação na divulgação do instrumento pelo crítico Luiz Paulo Horta, desenvolve um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música brasileira e do jazz se fundem numa sonoridade marcante. Estudou harmonia com Isidoro Kutno, análise com H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson simões. em 2007, obteve o título de mestre pela UNIRIO. Como diretor, durante 15 anos da Musiarte, desenvolveu importante trabalho na área do ensino, e atualmente viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversas locais do brasil. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.
Ingrid Barancoski – É instrumentista, professora da UNIRIO e pesquisadora. Tem ocupado posição de destaque no cenário da música contemporânea no brasil. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, com especial interesse para a música do nosso tempo. Em seus programas de concerto frequentemente coloca lado a lado obras da música contemporânea brasileira e da música contemporânea universal, demonstrando contrastes, influências e paralelos de linguagem musical. Já foi responsável pela estreia mundial de mais de 40 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores brasileiros como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio e Orlando Alves.
Serviço:
Concerto
Data: 04 de maio de 2022 (quarta-feira)
Horário: 19h-20h
Teatro Dulcina – Rio de Janeiro, RJ
Ingressos na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr).
R. Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-130.